This is an example of a HTML caption with a link.

sábado, 19 de setembro de 2015

Sobre Kpoppers Internacionais


Já parou pra pensar na importância dos fãs internacionais?

Diferente do que foi dito aqui ( https://www.facebook.com/MundoKpopper1/photos/a.408017855920805.94973.408013782587879/890648410991078/?type=1 ), nós não somos um peso morto, temos sim nosso valor!

De fato, não consumimos o Kpop como os coreanos. Não é tão fácil comprar discos, sonhamos com shows por aqui, não vamos aos semanais, nem compramos faixas digitais... Não gastamos tanta grana quanto eles, uma realidade. Não deveria ser difícil enxergar os motivos pra isso, mas alguns fãs coreanos parecem ignorar o fato de estarmos do outro lado do mundo.

'' Vou ali nas Americanas ver se já estão vendendo o Mini da Hyuna'' 

Inicialmente o texto deveria ser postado um dia antes da notícia ser postada na página, mas infelizmente fiquei sem computador, água e luz no mesmo dia. então, atendendo a pedidos nos comentários da postagem, resolvi reorganizá-lo e argumentar contra cada um dos motivos apresentados no post coreano. Vamos começar!

1. '' Eles não conseguem fazer matemática '' - Fãs internacionais sonham com o OTP e apoiam demasiadamente artistas que saíram de seus grupos. 

Antes de argumentar, queria apenas frisar que eu desconhecia o fato dos coreanos não darem a mínima para OTPs e membros que deixaram o grupo ( Claro, dependendo da forma como elx deixou o grupo).

Não acho que seja um crime sonhar com o grupo promovendo com sua formação original. Também acredito que seja normal acompanhar um membro que deixou o grupo, é sempre bom lembrar que aquilo não deve representar o fim da carreira. Todos merecem uma segunda chance. 

Acho que aqui encontramos a primeira  diferença cultural gritante. Temos o costume de perdoar e persistir acompanhando um artista por muito tempo. Mesmo que ele encerre sua carreira, continuamos ouvindo as canções, assistindo shows antigos e vibrando com cada noticia que sai, é algo natural da galera desse lado do mundo. 

O que não pode acontecer, é deixar de apoiar um grupo por causa da saída de membros, algo que aconteceu com o KARA e Wonder Girls, grupos TOP que receberam respostas frias do público em seus últimos retornos. Não faz sentido algum ignorar o esforço de quem escolheu continuar naquilo, continuar levando o nome do grupo... Talvez nesse aspecto, sejamos bem mais abertos que os coreanos, adoramos a formação original e os ex membros, mas não ignoramos o retorno dos grupos que acompanhamos ( mesmo que retornem com formação diferente ;) )

2. ''Suas fantasias delirantes são exageradas! '' Questionam o fato de fãs internacionais ficarem fazendo pares de artistas (Jackji) e esse tipo de coisa pode até afastar os artistas. 


Mais uma vez estou surpreso! Parece que somos os verdadeiros malucos dos couples.

Mas...

E quem consome todo aquele fanservice escancarado nos shows? 
Quem começa uma guerra quando o idol inicia um namoro? 
Quem fica puto quando uma das partes de um couple começa a namorar? 

Esse lance de couple é algo bem mais forte entre os fãs mais jovens do Kpop. Os fãs mais velhos, ou que acompanham o grupo a mais tempo, costumam enxergar os casais como elos de amizade verdadeira ou simplesmente como zoação mesmo. Hoje é bem mais complicado ver alguém dizendo que um casal seja real e até surtando com isso. Fora que esse é um costume que os Kpoppers internacionais só imitam mesmo, não é algo que nós começamos. 

Além disso, o motivo apresentado acaba sugerindo algo extremo que os coreanos costumam praticar mais que os Kpoppers internacionais: As empresas afastam os artistas (No caso os casais héteros) com medo da reação negativa do fandom. eles tem medo da enxurrada de negatividade que pode tomar conta da rede, empurrando a popularidade do artista ( e consequentemente do grupo )para baixo. 

Nós, reagimos bem melhor aos namoros. 

3. Eles querem tudo em inglês. 

Podemos dizer que toda a relevância da série de motivos para não gostar de fãs internacionais  cai por terra no 3º argumento apresentado. 

Agora vou falar sobre o trabalho lindo, e muito complicado, dos fãs que trabalham para fãs. 

Quem ai já descobriu um artista legal no youtube e correu em busca de uma boa fanbase pra acompanhar e descobrir mais coisas sobre o artista? Eu até já mandei mensagens com dúvidas e fui respondido prontamente. 

O trabalho das fanbases, que hoje estão muito profissionais, é exatamente divulgar o trabalho do grupo em outras terras. Não pense que os envolvidos recebem dinheiro, pelo contrário, vejo muitos gastando e investindo num trabalho que é feito por puro amor. São pessoas que dedicam parte do seu tempo, muitas vezes numa rotina corrida, só para informar outros fãs. 

De forma alguma queremos tudo em inglês. 

Até por que temos uma outra galera (maluca, eu sempre acho eles loucos, trabalhando em algo tão complicado, sem receber nada ) que se dedica a traduzir postagens e vídeos. São equipes organizadas e bem eficientes que se esforçam num trabalho, muitas vezes, completamente desvalorizado (custa dar uma comentadinha pra agradecer?) .Os Mvs, doramas, filmes e outros vídeos legendados, são feitos só para levar a cultura coreana para mais pessoas. 

Quem entra no KPOP, sabe que não vai encontrar tudo em inglês. Por favor, é loucura achar que pessoas de outra cultura, com outros idiomas, começaram a curtir Kpop esperando encontrar tudo em inglês. tisc, tisc. 

4. ''Eles sempre fingem saber de TUDO''. Criticam o jeito coreano de ser, insultando o país e sua cultura, agindo como se fossem generosos e compreensivos. 


Aqui temos o aspecto cultural mais delicado. 

É verdade que as vezes somos bem duros quando julgamos algumas atitudes dos coreanos. Nesses julgamentos podemos acabar ignorando a cultura deles, pois enxergamos os atos como sendo coisas que independem da cultura. 

Posso citar o Machismo e o fato deles terem dois pesos e duas medidas para as coisas. Ignoramos a construção dessas posturas e simplesmente atacamos aquilo que consideramos errado. Independente da cultura, é possível sim julgar quando algo é exageradamente cruel.Por exemplo, as reações exageradas a atitudes de idols femininas. 

Apesar de ser o motivo mais coerente, ele também ignora completamente nossa cultura. É difícil ignorar algo que consideramos errado, independente de qualquer coisa. 

Sobre saber tudo da vida dos Idols. Aqui temos uma ilusão compartilhada por todos. ;)

5. ''Sempre querem atacar os fãs coreanos ''. sobre os fãs serem muito duros. 

Vamos apenas lembrar do caso T-ara

Quase a mesma coisa que o 4. 

Então, não vamos ser repetitivos. 

No final, ele ainda fala sobre as vendas, mas já tratamos disso no começo. 

O fato é que não somos inúteis e as empresas já estão de olho nisso. Eles sabem que somos fãs ativos e que, apesar do número ser menor, consumimos bastante coisa e ajudamos na divulgação maciça do Kpop. Nós compartilhamos vídeos, voltamos bastante, divulgamos sem pedir nada, traduzimos notícias aumentando o alcance e facilitando um trabalho que poderia ser feito por eles. 

Os fãs internacionais deixaram de ser passivos e passaram ter mais voz no Kpop, uma realidade que os coreanos precisam aceitar. É bem obvio que o Kpop é feito para ir além da Coreia e ter um apelo mundial. Não temos algo tão característico quanto o Jp
op, por isso é natural que o Kpop ganhe o mundo.  

Nós continuaremos sendo um incomodo? 

Depende de como eles enfrentarão o crescimento do Kpop. É bem melhor ser um time, não é mesmo? 

Deixe seu comentário! 
:)















si
© Mundo Kpopper - 2015 | Layout por: Bubblegum Design