This is an example of a HTML caption with a link.

domingo, 15 de março de 2015

#SundayPlaylist: 10 comebacks na K-music que nem parecem K-music


Que a K-music ultimamente virou um amontoado de referências que a própria K-music usou há alguns anos, é mais do que verdade. Masss, ainda existem músicas que fogem do básico e trazem referências pouco (Ou nunca) usadas para nos surpreender de verdade. E o Sunday Playlist de hoje vai trazer 10 músicas que nem parecem K-music de tão, referencialmente, surpreendentes (Afinal cobrar algo original de música pop é burrice).


10º Strawberry Milk - OK

Começamos o Sunday Playlist de hoje com as gêmeas que estão mais perto do que nunca de voltar com Crayon Pop. Strawberry Milk entregou um álbum totalmente atípico do que Crayon Pop costuma lançar, embora não seja a melhor coisa disso (Feel So Good que parece descartada do último full album da IU seria uma lead melhor). Mesmo assim, OK entregando J-pop de girlgroup regional ao limite sem parecer irritante (Para mim) no fim das contas trouxe algo viciante, e bom para quem tem tolerância a gêmeas ficando MAIS gêmeas enquanto uma chuva de rosa é jogada nos seus olhos.

9º IU - The Red Shoes

Falando em último full album da IU, Modern Times foi muito além do que comebacks retrô costumam entregar no K-pop. IU se concentrou em trazer músicas da 1ª metade do século passado ao invés da 2ª metade, e The Red Shoes todo referenciado nos músicais da Broadway dos anos 30/40 coroa todo um trabalho bem feito e sólido, algo que faltava nos full albuns de IU que sempre variavam de maneira drástica entre pop e ballad.

8º Orange Caramel - My Copycat

Voltando para as units, Orange Caramel trouxe o MV mais original do ano passado junto com a música mais básica que o ano poderia oferecer se Brave Brothers e Duble Sidekick não estivessem jogando no automático para todo mundo em 2014. E o que poderia ser revoltante, acaba sendo original TAMBÉM, afinal ninguém pensou em pegar We No Speak Americano e repaginar na cara dura chamando de Minha Copycat (Mais cara de pau do que isso só um bando de tias japonesas plagiando o tema de Zumba que toda a tia atualizada no mundo sabe dançar, e pera, isso ACONTECEU também). Palmas para toda a contradição e lag no cérebro que Orange Caramel entregou com esse release.

7º VIXX - Eternity

VIXX era uma das poucas boybands que eu começava a prestar atenção, até claro surgir Love Equation toda trabalhada no aegyo e destruir todo meu interesse. Mas antes disso VIXX trouxe um 2014 bastante sólido e interessante, o que conteve Eternity, que traz música e coreografia no estilo Backstreet Boys se eles tivessem 25 anos hoje e tivessem na ativa. Tá que toda boyband de K-pop na verdade é basicamente a boyband ocidental de 20 anos atrás, mas a coreografia, os vocais, até a rebolada é referência disso. E no fim, deu um resultado muito bom.

6º Shinhwa - Venus

Ainda mantendo a linha "Músicas que Backstreet Boys lançaria hoje", temos Shinhwa na idade deles entregando o pop que BSB sonha em lançar até hoje. Venus no papel tem a mesma referência de Eternity (Coreografia, música, vocais, tudo inspirado na boyband ocidental da virada de milênio), mas eles aparecem na frente por motivos de: 1º Eles terem uns 15 anos a mais que VIXX, e 2º pelos efeitos maravilhosamente toscos que o vídeo proporciona. E tudo isso ainda sim funciona. Só não começo a acompanhar Shinhwa pelo simples fato deles anunciarem aposentadoria qualquer dia desses. Mas vamos continuar com a playlist...

5º Clazziquai Project - Still I'm By Your Side

Clazziquai Project é um dos poucos atos indies a se prestar atenção na Coreia. Primeiro porque eles são um dos poucos atos que apostam em um estilo que pouca gente no mundo aposta (Um update do House dos anos 80, mais ou menos), e depois por eles entregarem isso de maneira coesa. Still I'm By Your Side é a title track de um álbum que segue uma harmonia que pouquissimos atos na Coreia entregariam. E é um single forte que poucos atos na Coreia entregariam. Essa individualidade faz Clazziquai ser maravilhoso e único, então vale a pena buscar mais sobre o trio.

4º Eric Nam - Ooh Ooh

Ooh Ooh é basicamente a versão coreana de uma música dance do Bruno Mars. Ou seja, temos um Eric Nam jogando os anos 70 na sua face sem dó e sendo mais original do que 80% da sua concorrência, mas como é Coreia, acrescenta uns 10 cenários e um rap aleatório do Hoya para dar a chance de estragar com tudo. Por sorte, Ooh Ooh é maravilhosa e Eric Nam fez música do Bruno Mars melhor que o Bruno Mars. É uma pena que a Coreia pouco ligou e o single flopou de maneira icônica, mas o que importa né?!

3º LUNAFLY - Special Guy

Mantendo a linha "Atos coreanos fazendo musica ocidental melhor que atos ocidentais", temos LUNAFLY entregando a melhor música que Jonas Brothers poderia lançar um dia. É uma pena que os coreanos também não ligaram para isso e também fizeram isso flopar de maneira icônica, de um jeito onde nem um feat. com Miryo ajudou eles. Uma pena, pois LUNAFLY sair das ballads românticas para vir com um pop disco light foi uma das melhores transformações que a K-music teve.

2º Gain - Paradise Lost

Gain se dedicando em trazer uma música sombria emo e gótica ao invés de deixar essa imagem dark apenas no MV é algo que todo ato de K-pop que aposta nisso tinha que fazer, ao invés de pegar uma midtempo sensual ou um EDM com dubstep carregadíssimo. O problema é que o dark de Paradise Lost ficou nisso mesmo, pois o EP não tem a mesma pegada do single. Mas com essa maravilha que Paradise Lost nos entregou e fazer uma referência musical tão boa da BIBLIA, a gente te perdoa Gain.

1º HA:TFELT - Ain't Nobody


HA:TFELT entregou uma música muito boa aliado a um MV muito bom, isso é verdade. Mas o grande destaque de Ain't Nobody está no fato dele não lembrar absolutamente nada. Você tenta referenciar a música de certa forma, e até consegue alguma coisa no papel, mas trazendo isso para a sonoridade tudo vai por água abaixo. E é por isso que HA:TFELT leva o 1º lugar, por ser genial e única a qualquer custo e de qualquer forma.

Menção Honrosa: Hitchhiker - 11


Não tem muito o que dizer. Só dar o play que vai entender. E se não entender, de brinde vai um remix:


Até a próxima playlist! *o*
si
© Mundo Kpopper - 2015 | Layout por: Bubblegum Design