This is an example of a HTML caption with a link.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

[#ALGUNSMOTIVOS] Para você gostar de Winner!



Apesar de ter mais de três anos de carreira, meu contato mais profundo com Winner aconteceu somente neste ano. A partir de uma indicação de uma adm, acabei por assistir o programa survival onde os dois grupos de garotos mais recentes da YG deram a cara ao público a primeira vez, o famigerado Win: Who is Next.

Após a tentativa ineficaz da ~dess de me transformar em um fã de iKON a vitória um tanto surpreendente revelada no programa, o time A estreou sobre o nome de Winner em 2014.  Apesar da discografia pequena, o currículo do grupo é grande – varia desde hiatos, polêmicas e até mesmo boicotagem de fãs para um retorno finalmente sair do papel. E apesar de tudo, o reconhecimento em cima do trabalho deles é mínimo. De longe eles são um dos atos mais subestimados do K-Pop – e por esses mesmos motivos que eles estão a inaugurar este novo quadro do blog. Sem mais delongas, leiam mais:


Membros do Grupo.

Muitos acreditam que é um atributo básico, mas é inevitável falar de Winner sem citar o quanto talento tem embutido nesse quinteto. O K-pop, sendo um gênero musical onde o talento é necessário – porém nenhum pouco valorizado – acaba fazendo com que grupos assim sejam raros de serem encontrados. Winner é um grupo bastante completo musicalmente, fazendo com que funcionem muito bem.

Seungyoon e Taehyun são vocalistas tão competentes que me senti indiferente a acreditar quem vinham da YG.  A empresa tem uma fama de vocais pouco expressivos em seus grupos, mas a técnica vocal de ambos são bastante desenvolvidas, tornando o grupo um dos atuais com linha vocal mais consistente.

Responsáveis pela parte hip-hop do grupo, Mino e Seunghoon se mostram rappers muito bons, que mesmo com um timbre e fluxo diferenciado, trabalham em conjunto eficientemente. Por fim temos o Jinwoo, que apesar de ser posicionado como face/visual do grupo – constantemente visto como alguém de beleza expressiva, porém de talento questionável – é de longe o mais esforçado dos cinco, e mesmo não tendo uma grande extensão vocal, a usa graciosamente dentro de seus limites.




É bastante interessante quando artistas – ou idols, como quiserem – dispõem de uma liberdade artística, se pondo o máximo que podem diante de seu trabalho. Enquanto os grupos irmãos da YG deixam esta função limitada a um ou dois membros, aqui todos os cinco participam ativamente do que lançam. Todos os membros compõem, Seungyoon e Mino produzem, Seunghoon coreografa – sim, ao contrário do que muito pensam, Winner dança. E muito.




E para quem assistiu o WIN, é impossível não sentir um pouco de compaixão pelo Time A (antiga designação do grupo). Apesar de sempre mostrar grande esforço, durante quase todo programa eles cansaram de ouvir – diretamente ou indiretamente – o quanto eles eram ruins e o time rival era bom. Mesmo mostrando uma evolução gradativa, e reconhecimento realmente demorou a vir.



Ainda conhecidos por sua sonoridade peculiar, o grupo é bastante lembrado pelos ritmos mais lentos vistos em suas canções, no geral midtempo ou baladas. Quem para pra notar, relemebra que eles ainda não deixaram de ser novatos – fizeram o primeiro comeback da carreira este ano! –, mas arriscam sua sonoridade como poucos na área. Usando canções como exemplo, temos a balada pra dorama (Empty), um flerte com edm (Love is a Lie), Reggae (Don’t Flirt) ou simplesmente algo resumido a voz e violão (Different), eles são muito versáteis.




E mesmo tendo todas essas qualidades em mãos, não é surpresa pra ninguém que a YG trata com descaso quase todos exceto dois de seus atos. Porém aqui, ele é muito mais evidente. Durante o programa disseram que o grupo vencedor debutaria logo depois do fim, demorou meses. O pior é que eles foram postos na geladeira por dois anos depois disso. Quem põe novatos em ascensão no esquecimento assim? Respondam por si mesmos.

No geral, o Winner é um grupo muito talentoso sem questionamentos, e mesmo sendo tratados com descaso por muitos Kpoppers, acredito que cada um deveria começar dar um mínimo de atenção pro quinteto, sem dúvida alguma  qualidade não ficaria por baixo.

#MoreLoveForWinner

si
© Mundo Kpopper - 2015 | Layout por: Bubblegum Design